segunda-feira, 11 de julho de 2011

Autogentileza

Já começo pelo título: será que está escrito corretamente, de acordo com as novas regras da Língua Portuguesa? Ou será que é auto gentileza? Não seria, por acaso, auto-gentileza? Ou ainda aut-o-gentileza??? Loucura...Não que eu não preze a dita norma culta ou seja contra o respeito a regras, normas e leis...Pelo contrário. Infelizmente, sem estas “rédeas”, seria impossível viver com o mínimo de respeito ao próximo, nesse mundão maluco. Mas hoje quero falar um pouco sobre auto cobrança (é assim que se escreve???)...Essa rigidez que faz brotar o medo e a sensação de impotência diante de alguns desafios que a vida nos apresenta. Sim, não precisamos ser perfeitos em tudo. Vale o clichezão: ninguém nasce sabendo! Mas por que cobramos tanto de nós mesmos a perfeição? Retifico: não precisamos ser perfeitos em nada! Temos afinidades, habilidades e vontade. O resultado? O melhor possível...Veja bem: o melhor POSSÍVEL. Por que esse mundo cobra tanto de nós o impossível? E porque sucumbimos a essa cobrança? Os sobreviventes dão a vida e conseguem ao menos respirar. Os mal preparados para esse turbilhão se rendem...A troco de que?
Sem mais delongas, pensei hoje o quanto a falta de generosidade e gentileza consigo mesmo não permite aproveitar o lado lúdico da vida. Se vou cozinhar, preciso que meu prato saia perfeito, digno de um chef de cozinha! Perfeito pra quem? O delicioso ato de cantar se transforma num martírio, pois não posso desafinar. O que vão pensar os que me ouvirem? O orgulho, então, não me deixa fazer o meu melhor, entrar na história da letra, encenar...Porque não conseguirei o perfeito. E a alegria? E a emoção, a brincadeira da coisa? Esqueça...Seria o mais importante, no fim das contas...E foi colocado de escanteio, em nome de um resultado inalcançável.
Não quero! Quanta perda de tempo! Quero o gostoso, o criativo que não imita, o jogo saudável.
Por isso, vou amar colocar minha voz na primeira gravação que faço, de uma música linda, tocada pelo Meu Amor (esse sim, músico de tirar o chapéu...). E vou curtir e me divertir fazendo meu primeiro macarrão com shitake! Sem medo!
Hum...Shitake ou shimeji...Não sei...Qual será o certo?
Ah! Meu macarrãzinho com cogumelos! E pronto!
Fácil, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário